Notícias sobre Esporte

São Paulo tem situação complicada após decisão da CONMEBOL e pega todos de surpresa

São Paulo tem situação complicada após decisão da CONMEBOL. Foto: Marcello Zambrana/Estadão Conteúdo

A CONMEBOL confirmou que o Campeonato Brasileiro não será interrompido durante a disputa da Copa América, marcada para iniciar em 20 de junho e terminar em 14 de julho nos Estados Unidos. Essa resolução coloca o São Paulo Futebol Clube em uma situação extremamente desafiadora, já que vários de seus jogadores-chave defenderão suas seleções nacionais no torneio.

O goleiro Rafael, foi convocado para defender o Brasil, enquanto o zagueiro Ferraresi representará a Venezuela. Além disso, o meia-atacante colombiano James Rodríguez, uma das principais estrelas do elenco, também foi chamado por sua seleção nacional. Outro provável desfalque é o volante paraguaio Damián Bobadilla. Ele foi convocado para os amistosos preparatórios de sua seleção entre 7 e 16 de junho e tende a permanecer na lista final para a Copa América. Se isso se concretizar, o técnico Luis Zubeldía enfrentará um verdadeiro pesadelo na composição do meio-campo são-paulino.

Vale ressaltar que, caso uma seleção avance até a final do torneio continental, o atleta poderá perder até nove rodadas do Campeonato Brasileiro. Diante desse cenário, o São Paulo terá sérios problemas na posição de volante, contando apenas com Luiz Gustavo e Alisson na provável ausência de Bobadilla.

A situação se agrava ainda mais devido à lesão grave sofrida por Pablo Maia. O jogador passou por uma cirurgia para a reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda e só deve retornar aos gramados na segunda metade da temporada.

Opções para Zubeldía, técnico do São Paulo

Com tantas baixas importantes, Zubeldía terá opções bastante limitadas para escalar o meio-campo são-paulino. Alisson deve se manter como titular absoluto, já que vem sendo um dos principais pilares da equipe desde sua mudança de posição.

Do outro lado, Luiz Gustavo vem retomando os minutos após sofrer uma lesão no tendão de Aquiles e entrou no decorrer das últimas quatro partidas. Na vitória contra o Cruzeiro, no Morumbi, ele atuou por 45 minutos, obtendo 97% de acerto no passe, um desarme, uma interceptação e contando com mais dois passes decisivos, de acordo com informações divulgadas pelo Sofascore.

Diante do cenário desafiador, Zubeldía também pode dar mais chances aos jovens Iba Ly e Felipe Negrucci, que ainda não entraram em campo sob seu comando. Embora promissores, eles enfrentarão a árdua tarefa de substituir jogadores experientes em uma posição tão crucial.

O São Paulo precisará de união, determinação e criatividade para superar os desafios e manter-se competitivo no Campeonato Brasileiro. Com o apoio de todos os envolvidos, o clube poderá enfrentar essa situação e buscar resultados positivos.